quarta-feira, 28 de maio de 2008

Sem palavras

Este post aqui não terá nenhuma palavra acrescentada ou diminuida para não manipular informação, será apenas copiado e colado.
fontes de informação: jornal Destak, jornal metro, e texto retirado de site O ESTADO DE S.PAULO

Soldados da ONU abusam de crianças, afirma ONG

Britânica Save the Children acusa capacetes-azuis e agentes humanitários de violência sexual na África e no Haiti

AP e Reuters, Londres

Crianças de até 6 anos têm sido violentadas por soldados das forças de paz da ONU e por agentes humanitários estrangeiros em países onde há conflitos, como Costa do Marfim, Sudão e Haiti. A denúncia foi feita ontem pela ONG britânica Save the Children.

A organização afirmou que o problema é grave e sugeriu a criação de um órgão internacional para monitorar os trabalhos. “O relatório mostra que abusos sexuais não têm sido reportados na escala que deveriam, porque as crianças têm medo de denunciar os agressores”, disse Jasmine Whitbread, diretora da organização. “Os abusos incluem troca de sexo por comida. É inconcebível.”

Após conversar, no ano passado, com mais de 250 crianças com idade entre 10 e 17 anos, os funcionários da ONG concluíram que a ameaça de retaliação e o estigma relacionado ao abuso são os principais motivos que impedem as vítimas de denunciar o crime.

A própria Save the Children demitiu três de seus funcionários, que mantiveram relações sexuais com garotas de 17 anos, e fizeram um apelo para que outros grupos façam o mesmo.

A rede britânica BBC reportou o caso de uma menina de 13 anos que foi estuprada na Costa do Marfim por dez capacetes-azuis da ONU. Nenhum dos agressores foi punido.

A Save the Children fez, no entanto, uma ressalva, afirmando que seria errado responsabilizar apenas as Nações Unidas pelos crimes. “Não estamos culpando somente a ONU - que tem milhares de soldados em boa parte das áreas em conflito -, mas sim todos as tropas de paz e agentes humanitários”, disse o porta-voz da ONG, Dominic Nutt. No entanto, ele pediu que a ONU aprimore seus procedimentos para investigar crimes sexuais.

As Nações Unidas afirmaram que o estudo é bem-vindo e prometeu analisar as denúncias. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse ontem estar “profundamente preocupado” com as acusações contra membros das forças de paz. “O abuso de crianças cometidos por aqueles que foram enviados para ajudar é um assunto importante e doloroso, que será combatido de maneira enérgica e exaustiva”, afirmou Ban.

ESCÂNDALOS NA ONU

2003 -
Soldados nepaleses da força de paz da ONU na República Democrática do Congo (ex-Zaire) são acusados de abuso sexual. Seis são presos

2004 - Dois capacetes-azuis em missão no Burundi são repatriados após acusações de abusos

2005 - Organizações humanitárias acusam tropas da ONU de estuprar moradoras de vilarejos no Sudão

2006 - Funcionários e soldados da ONU são acusados de abusos sexuais na Libéria e no Haiti, onde a missão é liderada pelo Brasil

2007 - ONU investiga suspeitos de abuso na Costa do Marfim

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Não vou nem comentar...
comentem... =S

8 comentários:

Anônimo disse...

a guerra só corrompe, eh um absurdo mesmo...

e o pior de tudo que todos sabem disso, mas ninguem da a cara a tapa para resolver o problema

eh isso

bjocas

http://polecos.blogspot.com/

Julio disse...

O mais triste é que isso é so a ponta do Iceberg. Quantas outras atrocidades não são cometidas na guerra?

Wanderson "Wans" disse...

Frutos das guerras.
E o pior é que nossa pobre humanidade não aprende com os erros do passado.
Lamentável.

Nando Damázio disse...

E eu me pergunto: pra que guerras ??
Absurdo isso tudo !!

Lydia Llewelyn disse...

Nem Li! só o titulo é terrivel, ja vi umas 3 noticias desse tipo essa semana e nao rola mais, é tão feio, é tão sei lá, é tão orrivel...

Anônimo disse...

sumiu hein........

Climão Tahiti disse...

Se isso é o divulgado, imagina o que acontece por baixo dos panos.

Não importa o símbolo (se a suástica, águia ou mesmo cruz), monstros não possuem nacionalidade, deveriam ser no mínimo exilados pro sol.

Anônimo disse...

www.mp3filmesgratis.com
www.mp3filmesgratis.com
www.mp3filmesgratis.com


Achei o seu BLOG bem interessante mesmo... Queria lhe porpôr uma parceria. Se estiver afim de fazer trocar banners com o meu blog... estou a disposição!!!

Aproveitar para convidar seus leitores para visitarem o MP3FILMESGRATIS.COM

abrçs.